Pegada Ecológica – Alfaloc

o Ambiente

A PRESERVAÇÃO DOS OCEANOS

Fotografia por Matt Hardy

Publicado, 13 Julho de 2022

5 Min.

De 27 de junho a 1 de julho, Lisboa recebeu a Conferência dos Oceanos, acolhida pelas Nações Unidas com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia.

Como tema principal, a Conferência das Nações Unidas destacou: “Reforçar a ação para proteger os oceanos com base na ciência e na inovação para implementação do Objetivos de Desenvolvimento sustentável 14: Proteger a Vida Marinha- balanços, parcerias e soluções” (UNRIC, 2022).
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14
A preservação dos nossos oceanos é um dos temas mais críticos e cruciais quando falamos sobre alterações climáticas e meio ambiente. Os oceanos, para além de fornecerem oxigénio e alimentos, captam o excesso de emissões de dióxido de carbono, sendo considerados como “depósitos” de carbono e abrigam até 80% de toda a vida do nosso planeta (UNRIC, 2022).


As ações de origem antropogénica têm vindo a afetar drasticamente o funcionamento dos nossos oceanos. Está por isso nas nossas mãos, tomarmos medidas que possam reverter esta situação contribuindo assim para a preservação do nosso maior ecossistema.


Algumas destas medidas são:

  • 1. Utilização consciente de plástico: redução e tratamento adequado

    A quantidade de plásticos que tem como destino final o oceano, continua a ser alarmante. O número de animais marinhos que perdem a vida bem como a quantidade de habitats que são destruídos é extremamente preocupante. Muitos dos artigos e objetos de plástico que consumimos são dispensáveis à nossa vida e quando não o são, a reutilização ou a reciclagem são alternativas que podem e devem ser adotadas.


  • 2. Preservação das praias

    Esta questão não podia deixar de ser mencionada, sobretudo pela chegada de temperaturas convidativas para uma ida até à praia. Devemos sempre zelar pela preservação das nossas praias, eliminando os vestígios da nossa presença, deixando o local tal como o encontramos.


  • 3. Preferência por peixe e marisco sustentável

    A procura excessiva, a perda de habitats e as práticas de pesca não sustentáveis, têm vindo a causar uma diminuição drástica das populações de peixe. Opte por consumir espécies de peixe e marisco que não são sobre exploradas.


  • 4. Não adquira artigos que causam o desequilíbrio dos habitats marinhos

    Evite adquirir artigos e objetos que são fruto da exploração da fauna e flora marinhas, como por exemplo a bijuteria de coral, cosméticos e outros acessórios com a mesma origem.


  • por Cármen Mesquita