Pegada Ecológica – Alfaloc

a Empresa

OS PRIMEIROS PASSOS

RUMO À NEUTRALIZAÇÃO CARBÓNICA

Energia Eólica, Turbinas Eólicas

Fotografia da Pixabay

Publicado 20, Maio de 2021

3 Min.

imagemempresanot-compressed
Fotografia de Vlad Chetan
A alfaloc iniciou, em 2020, um novo projeto que promete alterar a visão ambiental de todos os que se relacionam com a empresa.

Este projeto visa a redução das emissões de CO2 para a atmosfera, provenientes de toda a atividade diária da alfaloc, desde os serviços de transporte prestados até aos consumos – energéticos, de água, gás e bens materiais – nas instalações próprias. Deste modo, é possível reduzir a Pegada Carbónica da empresa.

Mas o que é a Pegada Carbónica?


Antes de definirmos o conceito de Pegada Carbónica, devemos refletir sobre a Pegada Ecológica. A Pegada Ecológica é uma ferramenta que permite contabilizar os recursos naturais consumidos por uma atividade, de modo a comparar os recursos utilizados com os recursos disponibilizados pela biosfera. Assim, através do estudo da Pegada Ecológica, é possível medir a capacidade regenerativa da biosfera, necessária para renovar os recursos naturais utilizados num dado ano.


A Pegada Carbónica, por sua vez, pode ser considerada como uma das componentes da Pegada Ecológica, embora vários estudos relatem conceitos que diferem quanto às fronteiras de medição e aos poluentes analisados. A Pegada Carbónica consiste numa metodologia que permite quantificar as emissões totais de gases com efeito de estufa (GEE), libertadas para a atmosfera terrestre através, direta ou indiretamente, de uma dada atividade, serviço ou produto.


E por que é que a alfaloc se preocupa em reduzir a Pegada Carbónica?


A redução da Pegada Carbónica é importante em qualquer empresa ou organização, independentemente do setor de atuação. Contudo, esta importância aumenta com o forte impacto que o setor dos transportes tem no meio ambiente. Em 2017, o setor foi responsável por 27% das emissões totais de GEE na União Europeia, tendo este valor crescido em 2018. Em particular, estima-se que a indústria do transporte de mercadorias represente cerca de 30% das emissões de CO2 provenientes do setor dos transportes.


O transporte de mercadorias é imprescindível ao funcionamento da economia, em qualquer parte do mundo. Desde o transporte de elementos essenciais como os combustíveis e alimentos, até ao transporte de moldes e tecnologia de ponta. Contudo, todos podemos ter uma ação para que o impacto ambiental seja menor.

por Daniela Oliveira