Pegada Ecológica – Alfaloc

a Empresa

PEQUENAS MUDANÇAS PARA NÓS,

UMA GRANDE DIFERENÇA NO AMBIENTE

Fotografia por Daniel Dan

Publicado 08, Junho de 2021

2 Min.

Durante muitos anos, o papel foi um recurso utilizado de forma irracional em grande parte das empresas e organizações.

Atualmente, com as crescentes preocupações ambientais que têm surgido, muitas empresas têm diminuído a utilização de papel, recorrendo, sempre que possível, a práticas mais sustentáveis.

Na alfaloc, esta preocupação já é antiga. Para além da prevalência do formato digital em grande parte dos documentos, existe também algo que nos distingue – os nossos cartões de visita. Estes cartões possuem na sua composição fécula de batata, ou seja, amido proveniente da parte subterrânea do tubérculo.


O amido, que constitui o hidrato de carbono de reserva mais abundante e importante nas plantas, é modificado e utilizado na indústria do papel para diferentes finalidades, seja para produção de massa, seja como agente de textura, aglutinante ou até no tratamento da água residual resultante do processo de produção. Das vantagens mais exploradas nos derivados de amido, destacam-se a sua biodegradabilidade e a sua capacidade de absorção de água, permitindo obter um papel mais resistente à água.


Contudo, queremos reduzir ainda mais o recurso a papel e cartão, optando também pela introdução dos cartões de visita digitais. Deste modo, é possível reduzir a quantidade de cartões distribuídos, os custos associados e também a nossa Pegada Ecológica.


Mas as mudanças na alfaloc não ficam por aqui. Porque é sempre possível fazer melhor, queremos introduzir também novas mudanças ao nível do packaging. Embora as opções existentes no mercado transpareçam já algumas das preocupações ambientais dos tempos atuais – como a escolha de uma embalagem em cartão ou de plástico reciclável –, queremos optar por embalagens mais sustentáveis junto dos nossos fornecedores. Queremos evoluir enquanto empresa ativa na preservação do meio ambiente, procurando dar sempre o nosso melhor.

por Daniela Oliveira